sexta-feira, 2 de agosto de 2013

São João

São João é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Administrativamente, o município é formado pelo distrito sede e pelos povoados de Frexeiras, Taquari e Volta do Rio.

História

Em 22 de dezembro de 1672, o Governo Geral do Brasil, Don Afonso Furtado do Rio Menezes, Visconde de Barbacena, deferindo requerimento ao desembargador e ouvidor geral do Brasil, o Dr. Cristovão de Burgos de Cantareira, e outros, no território destas Sesmarias, além de outros, se formou o Sítio de Burgos.
As Sesmarias concedidas por herdeiros foi vendida a Manoel da Cruz Vilela, que depois se casou com D. Maria Pereira Gonçalvez. Do casal, houve 04 filhos, João Pereira Vilela, Tenente José Pereira da Cruz Vilela, Dr. Francisco da Cruz Vilela e Antonio Anselmo da Cruz Vilela.
As terras onde hoje se situa o município de São João eram originalmente pertencentes à fazenda Burgos, de Manuel da Cruz Vilela. Os dados sobre esta fazenda são imprecisos. Em 1855, São João figura como distrito de Garanhuns. O povoamento foi intensificado com a inauguração da Estrada de Ferro Sul Pernambuco em 1887. A emancipação política ocorreu em 25 de novembro de 1958, pela lei estadual lei nº 3.280. A instalação do município só viria a ocorrer em 1962.
Naquelas terras formou-se o Sítio São João, o qual mais tarde tornou-se um povoado que conforme ata de 23 de janeiro de 1883, da Câmara de Vereadores de Garanhuns, tornou-se sede de um distrito. O referido povoado teve o seu desenvolvimento incrementado pela Estrada de Ferro que atingiu em 1885.
No ano de 1958, por projeto apresentado e deferido pelo Deputado Estadual Dr. Elpídio de Noronha Branco, a Asembleia Estadual de Pernambuco, por lei sancionada, o elevou a categoria de cidade, desmembrando o território do seu distrito o município de Garanhuns para com ele compor o seu próprio município.
O topônimo do povoado origina-se de uma capela dedicada a São João.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 08º52'32" sul e a uma longitude 36º22'00" oeste, estando a uma altitude de 716 metros. Sua população estimada em 2007 era de 20.886 habitantes.
O município está inserido na unidade geoambiental das Superfícies Retrabalhadas, com relevo dissecado e vales profundos. A vegetação nativa é composta por Floresta Subperenifólia, com partes de Floresta Hipoxerófila.
São João encontra-se nos domínios da bacia hidrográfica do rio Mundaú e tem como principais tributários o Rio Inhaúma e os riachos do Papagaio, Volta do Rio, de Dentro, do Tamborim e Mocambo, todos de regime intermitente. Conta ainda com os recursos do açude Municipal.
O município de São João se distancia da capital 236km, através da PE 177, asfaltada. Distancia-se a 16km de Garanhuns, 12km de Angelim, 24km de Jupi e 31 km de Palmeirina, municípios com os quais faz fronteira. O percurso é feito por estradas asfaltadas e de barro.

SOCIEDADE DE GARANHUNS LUTA PELA FAMEG


Setores importantes da sociedade garanhuense, como a CDL, o Lions, o Rotary, a Maçonaria e outras instituições estão se unindo na luta pela Faculdade de Medicina de Garanhuns, FAMEG. Manifestações foram feitas inclusive durante o Festival de Inverno, que terminou no último sábado. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Fernando Couto, pretende provocar a realização de uma Audiência Pública, na cidade, para discutir a questão. Seriam convidados a participar todos os deputados estaduais, deputados federais e senadores votados no município.
O presidente da CDL está informado que a FAMEG obteve uma boa nota no MEC em todos os setores avaliados. Eles e muitos outros garanhuenses desconfiam que o entrave ao funcionamento da faculdade decorre de fatores políticos e interesses de empresários da área da saúde.
Acreditamos ser este um bom momento para intensificar a luta pela Faculdade. O Brasil está precisando de médicos e o Instituto mantenedor da FAMEG tem estrutura para tocar uma escola de medicina de qualidade.
O principal problema junto ao Ministério da Educação, referente a falta de leitos, poderá ser resolvido futuramente através do Hospital Dom Moura, que passará a ser administrado pelo município, quando o Governo do Estado construir o Hospital Regional do Agreste Meridional, anunciado pelo governador Eduardo Campos.
Pessoas de Garanhuns que consultaram o Instituto ITPAC, responsável pela FAMEG, sentiram que os diretores da entidade têm interesse em investir no Dom Moura e ajudar a Prefeitura a transformá-lo num Hospital Escola.

O PAPA FAZ A DEFESA DOS HOMOSSEXUAIS


Em um pronunciamento já considerado histórico, o papa Francisco disse que os gays "não devem ser marginalizados, mas integrados à sociedade" e que não se sente em condição de julgá-los.
"Se uma pessoa é gay, busca Deus e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la?", afirmou ele a jornalistas durante o voo de retorno a Roma. Neste ponto o líder católico agiu de forma semelhante a Cristo, que defendeu Maria Madalena, tida como uma prostituta. Jesus também condenou aqueles que julgam e lembrou que todos são pecadores.
Especialistas dizem que defesa de estilo de vida humilde é gesto político do papa. "O catecismo da Igreja Católica explica isso muito bem. Diz que eles não devem ser discriminados por causa disso, mas integrados à sociedade”, defendeu Francisco.
As declarações do pontífice tiveram como pano de fundo as recentes revelações de que um assessor próximo a ele seria homossexual. Na mesma ocasião, o papa respondeu a questionamento sobre a existência de um "lobby gay" no Vaticano. Segundo ele, o problema não é ser gay, mas o "lobby em geral".
"Vocês veem muita coisa escrita sobre o lobby gay. Eu ainda não vi ninguém no Vaticano com um cartão de identidade dizendo que é gay. Dizem que há alguns. Acho que, quando alguém se encontra com uma pessoa assim, devemos distinguir entre o fato de que uma pessoa é gay de formar um lobby gay, porque os lobbies não são bons. Isso é o que é ruim."

(Fontes utilizadas: Luís Guilherme Barrucho/Enviado especial da BBC Brasil ao Rio de Janeiro, Blog do professor Rafael Brasil)

Cartão do SUS poderá ser feito também no Expresso Cidadão



O Expresso Cidadão de Garanhuns que reúne uma série de serviços de natureza pública passa a realizar mais uma ação em prol da população. É que a partir desta quarta-feira, dia 1º de agosto, a emissão do cartão do SUS passará a ser realizada também naquela Unidade.


Os interessados devem procurar o setor da Prefeitura de Garanhuns no Expresso e munidos de documentos, como: identidade ou certidão de nascimento, além de comprovante de residência e CPF, sairão com o seu cartão do Sistema Único de Saúde. O serviço será prestado de segunda a sexta-feira, das 7 às 18h. Vale destacar que apenas com o cartão do SUS é possível ser atendido em Unidades do Programa Saúde da Família; marcar exames e cirurgias eletivas, àquelas que são pré-agendadas. 
A Unidade do Expresso Cidadão funciona na Avenida Lions, nº 305, bairro Aluísio Pinto e oferece atendimentos de vários órgãos: Detran, Compesa, Procon Estadual, Secretaria de Defesa Social (SDS), Agência do Trabalho, Receita Federal do Brasil e Lafepe, entre outros.
"O Expresso Cidadão de Garanhuns foi inaugurado em 2012, com o objetivo de simplificar a vida do cidadão. A Unidade presta serviços a população das 24 cidades do Agreste Meridional e além do atendimento diário, realizamos mutirões da cidadania juntamente com as Prefeituras", destacou o coordenador da Entidade, André Machado.