História
Em 22 de dezembro de 1672, o Governo Geral do Brasil, Don Afonso Furtado do Rio Menezes, Visconde de Barbacena, deferindo requerimento ao desembargador e ouvidor geral do Brasil, o Dr. Cristovão de Burgos de Cantareira, e outros, no território destas Sesmarias, além de outros, se formou o Sítio de Burgos.As Sesmarias concedidas por herdeiros foi vendida a Manoel da Cruz Vilela, que depois se casou com D. Maria Pereira Gonçalvez. Do casal, houve 04 filhos, João Pereira Vilela, Tenente José Pereira da Cruz Vilela, Dr. Francisco da Cruz Vilela e Antonio Anselmo da Cruz Vilela.
As terras onde hoje se situa o município de São João eram originalmente pertencentes à fazenda Burgos, de Manuel da Cruz Vilela. Os dados sobre esta fazenda são imprecisos. Em 1855, São João figura como distrito de Garanhuns. O povoamento foi intensificado com a inauguração da Estrada de Ferro Sul Pernambuco em 1887. A emancipação política ocorreu em 25 de novembro de 1958, pela lei estadual lei nº 3.280. A instalação do município só viria a ocorrer em 1962.
Naquelas terras formou-se o Sítio São João, o qual mais tarde tornou-se um povoado que conforme ata de 23 de janeiro de 1883, da Câmara de Vereadores de Garanhuns, tornou-se sede de um distrito. O referido povoado teve o seu desenvolvimento incrementado pela Estrada de Ferro que atingiu em 1885.
No ano de 1958, por projeto apresentado e deferido pelo Deputado Estadual Dr. Elpídio de Noronha Branco, a Asembleia Estadual de Pernambuco, por lei sancionada, o elevou a categoria de cidade, desmembrando o território do seu distrito o município de Garanhuns para com ele compor o seu próprio município.
O topônimo do povoado origina-se de uma capela dedicada a São João.
Geografia
Localiza-se a uma latitude 08º52'32" sul e a uma longitude 36º22'00" oeste, estando a uma altitude de 716 metros. Sua população estimada em 2007 era de 20.886 habitantes.O município está inserido na unidade geoambiental das Superfícies Retrabalhadas, com relevo dissecado e vales profundos. A vegetação nativa é composta por Floresta Subperenifólia, com partes de Floresta Hipoxerófila.
São João encontra-se nos domínios da bacia hidrográfica do rio Mundaú e tem como principais tributários o Rio Inhaúma e os riachos do Papagaio, Volta do Rio, de Dentro, do Tamborim e Mocambo, todos de regime intermitente. Conta ainda com os recursos do açude Municipal.
O município de São João se distancia da capital 236km, através da PE 177, asfaltada. Distancia-se a 16km de Garanhuns, 12km de Angelim, 24km de Jupi e 31 km de Palmeirina, municípios com os quais faz fronteira. O percurso é feito por estradas asfaltadas e de barro.

