segunda-feira, 1 de julho de 2013

São João amplia Postos de Saúde.



A Prefeitura de São João de inicio nos últimos dias as obras de reforma e adequação de sete Unidades de Saúde no Município. 
Todas as Unidades estão localizadas no espaço rural do Município. As comunidades dos sítios Anda-Só, Tiririca, Riacho, Volta do Rio, Arueira, Taquari e Santa Rita estão sendo beneficiadas pela ação desenvolvida através da secretaria de Saúde.
Os recursos para as obras são oriundos do Governo Federal, através do PAC 2, com contrapartida da Prefeitura de São João. A empresa Agreste Projetos, Serviços e Locações é a responsável pelos serviços. 
“Melhorar os serviços de saúde oferecidos à população é um compromisso do nosso Governo e já estamos trabalhando para conseguir os recursos para realizarmos obras de saneamento que contemplarão os moradores de todos os bairros de São João”, registra o Prefeito de São João, Genaldi Zumba (PSD).

Senado decide perdoar dívidas de agricultores na área da seca



As dívidas contratadas por agricultores familiares na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) serão perdoadas. A autorização para o perdão foi aprovada nesta terça-feira (4) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, com o voto favorável do senador Armando Monteiro (PTB-PE) ao PLS 688/2011, de autoria do senador Vital do Rêgo (PMDB/PB) e cuja relatoria coube ao senador tucano Aloysio Nunes Ferreira, de São Paulo.
Para Armando, o perdão de dívidas de crédito rural permite responder a uma demanda que é de toda uma região, que assiste consternada ao drama que vem afetando diretamente o setor produtivo, especialmente o setor primário da economia regional, com a perda dos rebanhos e a perda das safras. O total estimado da dívida é de R$ 35 mil (valor original) por agricultor. 
“Eu não poderia deixar de me manifestar, congratulando-me com o senador Vital do Rego, que permite ao Congresso Nacional, com a sua iniciativa, atuar de forma efetiva para responder a uma demanda que é de toda uma região. Por tudo isso, o Nordeste precisa de uma ação que se traduza na possibilidade de recomposição dessas atividades, e isso, necessariamente, implica o perdão e a remissão desses débitos”, disse.
Com a medida, ficam suspensas as execuções judiciais, e os beneficiados não podem ser inscritos em quaisquer sistemas de registro de inadimplência. O perdão é válido para empréstimos contraídos até 31 de dezembro de 2001. Aqueles que contrataram empréstimo de 1º de janeiro de 2002 até a data de publicação da lei, poderão liquidar sua dívida mediante a contratação de nova operação com juros de 3% ao ano, com redução de 65% do valor da operação original e prazo para sua amortização de até dez anos.
(Crédito da foto em anexo: Ana Luiza Sousa/Divulgação)

AS NOVIDADES DA POLÍTICA NO AGRESTE



Retirado do Blog de Carlos Eugênio:


MÁQUINAS – Numa ação do Ministério de Desenvolvimento Agrário e com recursos do PAC 2, 65 municípios pernambucanos receberão motoniveladoras, a famosa máquina patrol, e 33 contarão com retroescavadeiras em sua frota, que serão destinadas, principalmente, para a realização de obras de manutenção e construção de estradas vicinais na zona rural. Aqui no Agreste Meridional, algumas cidades já receberam o equipamento e outras receberão nos próximos dias. Nas cidades a festa é grande. Assim como fizeram com as ambulâncias do SAMU, os Prefeitos promovem desfiles e mostram para todo mundo as conquistas. Valeu Dilma.
LISTA – A lista dos municípios que receberão as máquinas nesta etapa do Programa é extensa, sendo composta por Águas Belas, Bom Conselho, Correntes, Capoeiras, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jupi, Paranatama, Saloá, São Bento do Una, São João e Terezinha. Outras cidades do Agreste Meridional já receberam os equipamentos no último mês de março. Já tem Prefeito dizendo que a ação é fruto do trabalho dos “seus” Deputados, numa clara ação de olho em 2014.
MÉDICOS – E a falta de profissionais de medicina para atuar nas mais diversas cidades do Agreste Meridional é uma triste realidade. Atualmente, segundo informações de profissionais da área, apenas os municípios de São João, Caetés e Bom Conselho possuem médicos 24 por dia durante toda a semana, inclusive aos sábados e domingos. Vale registrar que o Hospital Regional Dom Moura, que atende a mais de 20 municípios, não possui o seu quadro de plantões completos e em muitos casos os pacientes de Garanhuns, têm que procurar o atendimento médico nas cidades de São João e Caetés.
SÃO JOÃO E SERVIDORES – O Prefeito de São João, Genaldi Zumba (PSD) realizou duas medidas que certamente agradaram aos servidores daquele Município. É que a Prefeitura pagou os valores retroativos ao reajuste no Piso Salarial dos Professores Efetivos em parcela única. Genaldi também efetuou durante este mês de junho, a antecipação do pagamento de 50% do décimo-terceiro salário do seu funcionalismo municipal. Em Garanhuns, o Prefeito Izaías Régis (PTB) também adotou medida semelhante para alegria dos funcionários da Prefeitura.  
SILVINO – Considerado por alguns como principal reforço na campanha vitoriosa do Prefeito Izaías Régis (PTB), o ex-prefeito de Garanhuns, Silvino Duarte (PSDB) segue sem participação no Governo de Garanhuns. Segundo especulações, Duarte apenas indicou alguns cargos na atual conjuntura governista, e vem se contentando com o título de ‘Amigo do Rei’. 
EM CAPOEIRAS – A Prefeita Neide Reino (PSB) vem intensificando as ações na área da saúde. Fez uma grande mobilização para marcar a Semana de Combate a Hanseníase e trabalha para resolver a falta de médicos, problema que afeta diretamente os moradores aquele Município. Já no campo político, tanto Neide quanto seu marido, o ex-prefeito Neném, fecham o grupo em apoio a Silvio Costa (federal) e Marcantônio Dourado (estadual).
TAMBÉM EM CAPOEIRAS – Os ex-prefeitos Dudu (PR) e Carlos Batata (DEM), o ex-vice Edgar Rodrigues (PDT) e o agropecuarista Raildo Santino, vem mantendo entendimentos e estão próximos de selar uma aliança política visando as eleições de 2014. Especulações apontam que o grupo vai apoiar a candidatura a deputado Estadual do vereador Audálio Filho (PSDC), virtual candidato que contará com as bênçãos do grupo político do Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB). Vale destacar que mesmo não tendo declarado apoio a Audálio, o nome do atual Presidente da Câmara de Garanhuns ganha força no grupo de Régis e a escolha de um outro nome poderia gerar um racha na aliança Governista. O federal das lideranças capoeirenses seria Mendoncinha (DEM). 
A CÂMARA DE GARANHUNS – Finalizou nesta semana o primeiro período legislativo. O trabalho dos novos vereadores de Garanhuns nos últimos meses foi intenso. Apresentaram requerimentos, votaram projetos e promoveram importantes debates. Dentre eles: a seca e os seus efeitos; a atual situação do Dom Moura e a Lei da Transparência. Aliás, sobre o tema, a Câmara saiu na frente e lançou o seu Portal neste mês de junho, sendo motivo de elogios, inclusive nesta coluna, todavia, a falta de atualização do Sistema (os dados ainda são de maio) já esta chamando a atenção dos cidadãos mais atentos. 
TRANSPARÊNCIA – Na Prefeitura de Garanhuns é artigo em falta. Passados praticamente seis meses da atual gestão, o Portal da Transparência ainda não foi lançado e o Jornal Oficial só teve duas publicações distribuídas, e nelas não consta a publicação de nenhuma nomeação. O ‘Governo Aberto’ pregado pelo Prefeito Izaías Régis (PTB) parece que só existe no mundo das palavras. Em outras prefeituras da Região, o quadro também é de descumprimento das legislações de Transparência Pública. 
EDIMILSON DA BAHIA (PSB) – divulgou em seu perfil no facebook que os recursos da Prefeitura poderiam ser bloqueados devido a débitos contraídos na gestão de Junior Lúcio (PR) junto a uma empresa de telefonia. O Prefeito de Correntes também afirmou que essa situação e tantas outras que deixaram o município no CAUC, impossibilitando-o de receber qualquer recurso do Estado e da União. Numa segunda postagem, Edimilson relata que junto ao jurídico conseguiu resolver o problema e anunciou o pagamento dos servidores do Município. A briga é boa e esta sendo travada no campo eletrônico.
 
É O PADRE – Deixe o homem trabalhar. Essa é a expressão dos partidários do Padre Jorge (PTB), Prefeito de Iati. É que a oposição na Cidade vem, naturalmente, reclamando da Gestão do Prefeito. Já o Governante responde com trabalho. Vai oferecer merenda em dois momentos nas escolas; vem pagando os salários e fornecedores rigorosamente em dia; promoveu uma grande festa junina e segue realizando obras de saneamento na cidade e no povoado Quati. 

PSB – O  partido do Governador Eduardo Campos terá uma nova Comissão Provisória em Garanhuns. Ivan Rodrigues deve voltar a direção municipal, assim como o ex-vereador Marlos Duarte e sua esposa, Emília Pessoa, ex-diretora do Hospital Dom Moura. Paulo Lins, tido como principal articulador político de Eduardo no Agreste Meridional deve ficar de fora da nova composição. Lins vai continuar na Executiva Estadual dos socialistas.

NOVA MANIFESTAÇÃO - GARANHUNS VAI PARA AS RUAS NESTA SEGUNDA



Se você não teve a oportunidade de tomar as ruas de Garanhuns no último dia 20 de junho, para manifestar sua insatisfação com os rumos da nossa Cidade, do Estado e do País, terá uma nova chance nesta segunda-feira, dia 1º de julho. É que o mesmo grupo que reuniu cerca de cinco mil pessoas defronte a Prefeitura vem convocando os cidadãos para um novo Movimento.

O movimento denominado “Vem pra rua”, aposta num evento pacífico e novamente planeja concentrar os participantes defronte ao Parque Euclides Dourado, a partir das 16h. “Tendo em vista o sucesso do primeiro ato realizado em Garanhuns e percebendo a sede dos manifestantes em não parar com a mobilização, será realizado este segundo momento. Todos já devem saber que a questão NÃO É apenas por centavos e, sim, por direitos!. Se liguem na pauta e entendam o porquê de ir às ruas”, registra, através do facebook, um dos organizadores do Protesto, que preserva a sua identidade, utilizado o pseudônimo #vemprarua.

Os organizadores pregam a paz e condenam qualquer tipo de vandalismo e depredação; apostam na limpeza urbana; orientam os participantes a levarem documentos de identificação e adotarem uma postura de cautela, caso algum dos participantes venha a cometer algum tipo de vandalismo. “A orientação é para que todos se sentem para que assim a polícia possa identificá-los com mais facilidade”, registra um trecho das recomendações.

O Grupo também não aceita a participação de políticos, nem de agremiações partidárias e pedem que os manifestantes levem materiais, como: apitos; narizes de palhaço; cartazes e Bandeiras. As causas são diversas e vão desde a precariedade na saúde municipal, passando pelo reajuste e criação de novos tributos, o aterro da nascente do Pau-pombo até o monopólio e a fiscalização das empresas de ônibus na Cidade, entre outros. 

O percurso será idêntico ao da primeira manifestação e novamente a sede da Prefeitura deve ser o principal ponto de parada dos manifestantes. (Nas imagens, montagem publicada originalmente no Blog do publicitário Marcelo Jorge e banner do movimento postado no facebook).

DANIEL COELHO VISITA LAJEDO


Do Blog de Jamildo, do Jornal do Commercio:
O líder da oposição na Assembleia Legislativa, Daniel Coelho, visitou a cidade de Lajedo (Agreste) no ultimo sábado. Lá, teve um encontro com o prefeito Rossini Blesmany e acompanhou as obras da escola técnica que está sendo construída no município. Também participaram da agenda o professor Alex Macena e os suplentes de vereador Francisco Neto e Pastor Lins.

Com a visita, Daniel atende a um apelo da população, que vinha solicitando a presença da oposição no município, especialmente por conta de promessas não cumpridas pelo governo estadual, como a instalação de uma fabrica de lâmpadas LED.

Daniel ficou impressionado com a estrutura da escola técnica que está sendo construída. "A escola está atrasada e preocupa o fato de inicialmente ser oferecido apenas um curso. Mas a estrutura é muito boa e será muito importante para o município".

Daniel e o prefeito Rossini se encontraram logo após a visita do líder de oposição à escola. "Foi uma conversa muito boa e nos comprometemos a, no próximo ano, destinar emendas para ajudar no desenvolvimento da cidade", afirmou Daniel.